domingo, 20 de outubro de 2013

TUDO PARTE DE NÓS E COMO PRODUZIMOS OS NOSSOS PENSAMENTOS


Todos nós passamos por fases e momentos de angústias e ansiedades, isso se deve, que além da vida ser passageira, muitas das mazelas por as quais vivenciamos são imprevisíveis e inevitáveis. As páginas do jornal, todos os dias relatam fatos e notícias que de alguma forma nos abala. Sentimos desprotegidos, amedrontados e vítimas. Para quem tem coração nobre e coloca no lugar do outro, sofre também com as mazelas diárias que chega a nosso conhecimento. 

Tudo isso e muito mais além do que posso relatar e colocar em estado de reflexão profunda, na verdade faz parte da escola da existência e que são alicerces também da experiência como nós seres humanos podemos nos solidarizar com a dor do outro e que também em meio a tantas consternações que defrontamos, só com a existência é que podemos errar, mais também acertar. Perder mais também ganhar e que tudo o que passamos haverá de existir a chance de nos permitir a introspecção e que as situações e momentos de claridade, paciência, conforto e esperança encontraremos em nenhum outro lugar, além de dentro de nós.

Nem a ciência não tem como investigar o que é essa fé que nos propõe a considerarmos fortalecidos perante a vida. Na verdade a fé se encontra nas raízes do cerne da experiência pessoal e as dificuldades tem de positivo à forma como haveremos de encarar a vida e que através de nós mesmo, podermos curar as feridas que existem dentro de nós, ao longo da nossa existência e, além disso, o como as escolhas serão importantes, no sentido de que todos os ressentimentos, mágoas e decepções podem nos transformar e nos resgatar de uma zona passiva e de conforto, quando assumimos o desejo que nos pertence de vencer e que nada e nem ninguém poderá nos destruir e que isso só poderá nos abater se nós mesmos permitirmos.



É inútil pensar e focar em uma força exterior. Como seres humanos e com todas as nossas imperfeições e desvios da alma que possamos ter Deus jamais nos renegará, já que Deus não poderá fazer algo para destruir e que as ações maléficas que acontecem no mundo, só podem ser oriundas da falta de amor, solidariedade, capacidade de se colocar no lugar do outro e acima de tudo, a ignorância de não compreender que somos todos um e que aquilo que fazemos de mal repercute em diversas pessoas.
A arte de pensar e escolher o pensamento produtivo e alicerçado na fé de que não estamos sozinhos e que existe uma presença vitoriosa em nós é a energia todo-poderosa que pode sim nos livrar de grandes mazelas existenciais. Todos nós pensamos, mais nem todos compreendem que pensar é a manifestação mais sublime da inteligência. 

Muitos homens, ao longo da História, manifestarem e se colocaram à prova da crítica da opinião pública, por buscarem e desenvolverem um pensamento diferenciado da maioria. Sócrates foi um questionador do mundo. Platão foi um investigador das relações sociopolíticas. Hipócrates foi o pai da medicina. Confúcio foi um filósofo da brandura. Moisés foi o grande mediador do processo de libertação do povo de Israel, no Egito. Muitos outros homens brilharam na inteligência, como Agostinho, Tomás de Aquino, Bacon, Spinoza, Kant, Descartes, Galileu, Rousseau, Shakespeare, Hegel, Marx, Newton, Max Well, Freud, Habermas, Curt Lewin, Einstein, Viktor Frankl, etc.

Independentemente de qualquer julgamento, é necessário fazer entender que muitos desses homens, expandiram o seu pensamento na busca de questionamentos e mundo das ideias em diversos campos como: Científico, filosófico e Espiritual. O fato mais compreensivo é que todos nós temos a oportunidade e o poder de dirigir as nossas vidas e entendermos que não somos menores do que ninguém e que podemos também nos transformar e revelar em nós, o quanto podemos ser valiosos talentos, se compreendermos que presença de Deus em nossas vidas, pode nos exaltar.

As mazelas existenciais, os conflitos internos, as feridas da alma, requer um trabalho não somente profissional, terapêutico, mais também uma busca introspectiva da nossa força, da nossa coragem e do nosso desejo de consagrarmos como grandes ícones da escola da vida. A forma como podemos escolher e criar o pensamento positivo e construir uma fé inabalável possibilita compreender que a partir do momento que acreditarmos em nós mesmo e nos amarmos de verdade, poderemos doar o que há de mais valioso dentro de nós; e que nos fará amadurecer, evoluir e agregar um sentimento incondicional e produtivo porque tudo o que fizermos de bom para alguém, na verdade fazemos para nós mesmos.

Marcos Castelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário